Tratamento de sobrepeso e obesidade.

5 junho, 2025

A obesidade é uma doença que continua crescente e com ela vem associada doenças crônicas metabólicas, cardiovasculares, osteoarticulares e da saúde mental. O excesso de peso é responsável por aumentar riscos de doenças cardíacas como hipertensão arterial, infarto e AVC, ansiedade, depressão, artrose, dor crônica, diabetes mellitus, colesterol alto, alterações do sono e apneia. O tratamento multidisciplinar se mostrou em vários casos efetivo tanto para a perda de peso quanto para a manutenção (evitar reganho de peso e efeito sanfona). Procure sempre um acompanhamento médico especializado! 

 

Sobre a bioimpedância

14 maio, 2025

A bioimpedância é um exame feito em minha consulta médica para avaliar a composição corporal, com ela posso estimar a quantidade de gordura corporal, água e massa muscular de cada paciente. 

Isso me auxilia nos tratando para estipular se o peso que ganhou ou perdeu foi de massa magra ou gordura corporal, se o peso perdido no emagrecimento foi efetivo (gordura) e se está mantendo, ganhando ou perdendo massa magra. 

Dra Fernanda Paula

 

Alterações hormonais no paciente obeso.

25 abril, 2025

A obesidade aumenta os riscos de resistência insulínica, diabetes mellitus 2, hipertensão arterial, doenças coronarianas, câncer e outras doenças. 

Ela influencia a nossa produção /liberação hormonal, o que pode levar a uma dificuldade de perder peso. 

  • Testosterona: sua alteração aumenta a quantidade de gordura corporal e dificuldade na perda de peso, mas o excesso de gordura corporal também é um fator responsável por sua redução;
  • Estrogênio: mulheres na pós-menopausa o desequilíbrio favorece o acumulo de gordura localizada;
  • Insulina: o excesso de gordura corporal pode estar relacionada a resistência insulínica, que altera a regulação do açúcar no sangue, ocasionando dificuldade de perder peso ou até ganho de peso;
  • Cortisol: esse hormônio desregulado está associado ao aumento da gordura corporal, relacionado ao estresse, altera também em estados inflamatórios e insônia;
  • Grelina (hormônio que estimula a fome) e leptina (hormônio que inibe o apetite): podem estar em desequilíbrio e isso induz a uma maior ingestão calórica consequentemente com aumento de peso e gordura corporal.

Cuide de sua alimentação, melhore a qualidade de suas refeições, evite restrição alimentar e pratique atividade física. 

Todas as deficiências sempre que necessárias devem ser tratadas. 

Dra Fernanda Paula


 

Aquecimento antes dos treinos!

12 fevereiro, 2025

Um aquecimento adequado antes de uma atividade física aumenta a temperatura corporal melhorando o fluxo sanguíneo e assim a oxigenação. 

Isso auxilia seus músculos, tendões e articulações durante o exercício melhorando seu desempenho.


Benefícios:

🔅fornece energia;

🔅ativa a circulação;

🔅melhora o desempenho;

🔅aumenta a concentração;

🔅aumenta a capacidade de se exercitar por mais tempo;

🔅melhora coordenação, agilidade e velocidade;

🔅reduz riscos de lesões;

🔅reduz fadiga: alivia desconforto pós-treino.


Dra. Fernanda Paula